Fundada em 23 de março de 1902 por Félix Guisard, a instituição era chamada de ‘Asilo de Mendigos’, sendo pioneira regional no acolhimento de moradores de rua. Mais tarde, passou a ser conhecida como ‘Casa de Velhos e Inválidos’, até ser, finalmente, denominada Casa São Francisco de Idosos de Taubaté anos mais tarde.

A Casa São Francisco de Idosos de Taubaté acolhe pessoas com idade superior a 60 anos, oferecendo ações de interação social, integração e valorização humana. Para isso, a instituição filantrópica utiliza oficinas de atividade física, beleza, canto, cinema, passeios e viagens, horticultura, artes e artesanato.

O lar está devidamente registrado no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho do Idoso, regular no Cadastro de Entidades, além de possuir utilidade pública municipal, estadual e federal.

A Casa São Francisco de Idosos de Taubaté oferece diversos serviços aos idosos, como cuidados médicos, de enfermagem, de fisioterapia, aulas de educação física, alimentação acompanhada por nutricionista, apoio psicológico, assistência social, dentre outros para que o interno tenha plena qualidade de vida.

1902 - Fundação da Instituição

Fundada em 1902 por Félix Guisard, a Casa São Francisco de Idosos de Taubaté nasceu com o objetivo de cuidar dos idosos de maneira digna e respeitosa, com carinho e amor.
Félix Guisard foi um dos pioneiros da industrialização do Vale do Paraíba na última metade do século XIX, por ser o fundador da Companhia Taubaté Industrial (CTI) em 1894 para a produção de meias e camisas tecidas de algodão.

1905 - Congregação de São José

No dia 02 de fevereiro de 1905 a administração da instituição foi confiada à direção da benemérita Congregação das Irmãs de São José. A congregação inicia então, uma relação com a instituição que durou por muitas décadas.

1942 - Morre o fundador da Instituição

No dia 29 de março de 1942 morre Félix Guisard, o fundador da Casa São Francisco de Idosos.

1970 - Organização de Interesse Público

No dia 17 de agosto de 1970 a Casa São Francisco de Idosos é reconhecida como uma Organização Não Governamental de Interesse Público. Uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de ser uma Instituição de Longa Permanência para Idosos.

2019 - Prefeitura Municipal de Taubaté

No dia 31 de Dezembro de 2019, a Prefeitura Municipal de Taubaté, através de um termo de colaboração com a Casa São Francisco de Idosos passa a direcionar internos com o objetivo de longa duração.

2022 - Nova diretoria toma posse

A nova diretoria da Casa São Francisco de Idosos toma posse em 31 de março de 2022 com a missão de trazer mais transparência para a instituição. Presidida pelo Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Paulo César Máximo, a nova diretoria promove maior proximidade da comunidade local e da sociedade civil

WhatsApp